HISTÓRIA CINEMA NACIONAL

 "O cinema brasileiro se estabeleceu no final do século XIX, quando a primeira sessão de cinema foi realizada no Rio de Janeiro."


A primeira sala fixa de exibição de cinema se estabeleceu em nosso país no ano seguinte, 1897, também no Rio de Janeiro. Ela também ficava na Rua do Ouvidor, recebendo o nome de Salão de Novidades Paris e tendo como proprietários Pascoal Segreto e José Roberto Cunha Salles. Ele foi o responsável por trazer ao Brasil uma câmera de filmar, registrando em filmes as primeiras imagens da baía de Guanabara, em junho de 1898. Ele foi o responsável pela primeira gravação legitimamente brasileira, com seu filme, de 1897, chamado Bailado de crianças no colégio, no Andaraí.













A Primeira Sala de Cinema de São Paulo – O Bijou -Theatre

Entretanto, muitos desconhecem a história da primeira sala de cinema da nossa cidade. A primeira sala de cinema permanente da cidade foi inaugurada no ano de 1907 e ficava na Rua São João (no ano seguinte seria elevada à condição de avenida).O endereço do cinema, inclusive, já era conhecido como um ponto de diversão da cidade, afinal, em 1898 funcionava um boliche que, mais tarde, fora transformado em um teatro que era chamado de Eden Theatro. O edifício foi adaptado por Francisco Serrador e Antônio Gadotti, empresários que transformaram o antigo teatro e, em 16 de novembro de 1907, ofereceram ao público o primeiro espaço cinematográfico da cidade.

Filmes  como " A Dama das Camélias, Macbeth, Raio de Luz Libertador, O Fim do Mundo e Sevilhasão " foram alguns dos títulos que chegaram a São Paulo pelas telas do Bijou.


Demolido, em 1914, o Bijou ainda ganharia um anexo, o Bijou Salão, que dobrou sua capacidade para 800 pessoas. Era um empreendimento glamouroso que acabou falindo graças à reforma do Anhangabaú e da Avenida São João.



O dia Nacional do cinema Brasileiro 

"Cena do filme Central do Brasil. Crédito: Europa Filmes"


Há 124 anos ocorria a primeira exibição pública de cinema no Brasil.
Quase dois anos depois, no dia 19 de junho de 1898, o ítalo-brasileiro Afonso Segreto registrou as primeiras imagens em movimento no Brasil.
Alguns historiadores consideram que, na verdade, as primeiras gravações brasileiras teriam acontecido em 1897, na cidade de Petrópolis.
Como os dois acontecimentos foram memoráveis, alguns atribuem o Dia Nacional do Cinema Brasileiro ao dia 5 de novembro, outros o comemoram em 19 de junho.




cine brasil 5
cinebrasil5@gmail.com



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme PEQUENAS HISTÓRIAS

História do cinema